domingo, 17 de maio de 2015

The House of Lullabies (+ Detonado!)

Assustador. Medonho. Aterrorizante. E ainda está em português!



     The House of Lullabies (ou "A casa das canções de ninar") é um jogo brasileiro do gênero suspense e terror desenvolvido por Ruben Carmona utilizando o RPG Maker XP. Pode-se terminá-lo em 40 minutos, no mínimo, embora você provavelmente leve algumas horas.

     Você encarna um(a) personagem endividado do norte da Filadélfia. Deixando a família em casa, você parte em um serviço, contra sua vontade, que te pagará bem para "limpar" uma mansão. Nervoso e inexperiente, em seu grupo auto-intitulado "Faxineiros" há mais três colegas de trabalho. Mas o que vocês limparão do lugar em que chegaram não será poeira... 

     A começar pelo enredo, sua missão é em uma mansão cujos primeiros moradores, os Gimps, morreram todos em 1943. Tal fato dificultou a venda da moradia, ficando vazia por uma década, conhecida apenas pelo óbito repentino dos inquilinos anteriores. Após os boatos cessarem, todos os moradores não conseguiram permanecer na residência por muito tempo por ouvirem passos, risadas infantis, vultos, manchas de sangue e terríveis canções de ninar que dominam os pesadelos das mentes que se encorajam a explorar o local. E adivinhe: você é um dos que explorará esse resort do terror, então prepare-se para tudo isso e muito mais. É a história desses inquilinos iniciais que você descobrirá em sua gameplay.


     Para os amantes de terror, o título não deixa a desejar: tudo que for possível e impossível de se imaginar estará à sua espera na mansão dos Gimps, por isso os clichês já são de se esperar. Ao longo do jogo, o protagonista coleta chaves, resolve puzzles, lê cartas sobre o passado dos moradores pioneiros da mansão e procura seus colegas. Tudo isso, é claro, fugindo de espectros aterrorizantes em perseguições inesperadas.

     Em sua aventura na residência abandonada, seu único obstáculo não será "apenas" os puzzles, perseguições, sustos, surpresas inesperadas e cartas com péssima caligrafia, pois o jogo também pode conter bugs. Para evitá-los, mantenha-se caminhando no centro das salas e corredores, sem mexer muito nos móveis, apenas o necessárioOutra dica importante é salvar a cada progresso feitopois nunca se sabe o que pode vir a ocorrer.


     A trilha sonora é fenomenal. Com melodias cuidadosamente escolhidas de filmes e games famosos como "O Labirinto do Fauno", "Dorothy Mills" e "Silent Hill: Downpour" para arrepiar cada parte do corpo dos jogadores, nossos ouvidos apreciam as suaves canções de ninar (e como são diversificadas! Além do menu e dos créditos, cada andar da mansão e alguns eventos possui sua própria "lullaby").

     A jogabilidade não possui nenhuma inovação. É possível escolher o nome e o sexo do(a) protagonista, salvar conforme a vontade do jogador em quatro slots diferentes, mesmo só havendo um ponto na casa onde o save é possível e explorar os poucos cômodos da mansão.


     Os gráficos são bons, sem nada de extraordinário nem algo mal-feito. Parte deles é original e parte foi retirada de fenômenos como "Hotel 626" e "Night Walker". A iluminação é excelente, com efeitos de luz entrando por janelas e sendo emitidas por alguns lustres ou candelabros no teto. Apesar disso, infelizmente o jogo é claro demais, o que retira parte da atmosfera assombrosa. Há detalhes interessantes no cenário como rachaduras em paredes e a possibilidade de visualizar quadros (alguns dos quais estão espalhados por este texto).


     Os únicos pontos negativos, além dos poucos ou nenhum bugs (você pode jogar tranquilamente sem ficar preso em algum móvel, quadro ou parede) são a falta de desenvolvimento no enredo e o tamanho do jogo. Em primeiro lugar, há muito o que se explorar na história de The House of Lullabies, o que não foi efetuado 100%, deixando algumas pontas soltas. Além disso, o título pode ser considerado pesado por ocupar cerca de 180 MB nos computadores que o instalarem (o que já é um pouco complicado, deixei um tutorial mais abaixo). Porventura, há fatores interessantes como o único final, um tanto quanto reflexivo e profundo, e os sentimentos do personagem principal se manifestarem em conjunto com o do jogador na maioria das vezes.

     Concluindo, The House of Lullabies é um jogo simples e modesto, relativamente curto, que dará bons sustos e até comoção nos jogadores por sua triste história. Vale a pena conferir quem está atrás de algo do tipo.

[Penúltima versão, que conta com a correção de diversos bugs]

N já jogou o início desse jogo há alguns meses no canal do blog no Youtube.

❂ COMO INSTALAR:
  1. Após ter feito o download, extraia o documento ZIP para uma pasta qualquer. 
  2. Depois de extraído, abra a pasta do instalador e execute o item com ícone de ursinho (ou uma espécie de esfera laranja), criando assim, automaticamente, um subpasta que contém os arquivos principais do game.
  3. Em seguida abra o documento RAR "Game Font" e instale a fonte "SpecialElite.ttf" clicando duas vezes nela e em seguida em "Instalar".
  4. Por fim, entre na subpasta criada pelo instalador, crie mais uma pasta chamada "Data" e descompacte nela os arquivos presentes no RAR "DATA".
  5. Feito tudo isso, clique duas vezes no ícone "Game" e aproveite seu passeio por esta mansão assombrosa.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Controles:
  •  Setas do teclado: movimentam o(a) personagem.
  •  Tecla X ou Esc: abre o inventário.
  • Tecla C, barra de espaço ou Enter: faz quaisquer ações do personagem.

O banner utilizado no início da postagem foi retirado daqui devido à ausência de fanarts deste game e por ter muito a ver com o enredo do mesmo. Demais imagens foram prints realizados por mim com exceção da próxima imagem antes do Detonado, de autoria desconhecida. Deixo aqui os agradecimentos aos que me salvaram dando opiniões sobre as características que eu deveria mudar para deixar esse post com mais qualidade.
Enfim: aloha, como vão? Pretendem jogar The House of Lullabies? Eu adoraria ouvir o que vocês pensam a respeito desse jogo e tirar eventuais dúvidas. 
Bem, estou com algumas dificuldades um tanto pessoais então meu próximo post já planejado pode atrasar. Estou tentando resolver o quanto antes para não deixar vocês na mão. Quaisquer dúvidas de como progredir, é só comentar aí embaixo que vou responder o mais rápido possível. Desculpem pelo transtorno, eu simplesmente não queria deixá-los sem algo para essa semana.
Uma alimentação saudável é constituída do consumo de proteínas.

                                                 Detonado

                                                     
                                                                     

✖ Vá para o segundo andar, pegue o papel no chão e volte ao primeiro andar. Pegue o Espeto de Metal para se defender na lareira ao lado do ponto de save (há um punhado de lenha junto para indicá-la) e salve o jogo.
✖ Desça e abra as gavetas da cômoda para adquirir Palito de Fósforo e Chave do Banheiro. Desça à sala seguinte (cozinha) e abra a panela para adquirir a Chave do Quarto de Hóspedes.
✖ Volte para a sala inicial e fuja para o segundo andar. Use a Chave do Banheiro na porta superior direita e, nele, pegue Detergente na mesa, Chave do Quarto dos Pais no vaso sanitário e uma carta na pia/banheira. ✖ Saia do banheiro e destranque a porta superior esquerda com a Chave do Quarto de Hóspedes. Tente abrir o armário, então abra-o com o Espeto de Metal. Conhecem o Jeff, the killer? Apresento-lhes: Jeff, the killed. Pegue a Chave do Escritório ao lado dele no guarda-roupa.


✖ Ande até a biblioteca do primeiro andar. Procure nos dois únicos armários para encontrar Carta e Botão de Vidro. Olhe a figura da criança sem uma parte.
✖ Destranque a porta oeste com a Chave do Escritório. Pegue a Carta e a Foto Rasgada na mesa. Encaixe a Foto Rasgada no retrato da Alice, nele está a resposta para um futuro puzzle.
✖ Suba para o terceiro andar e destranque a porta à esquerda com a Chave do Quarto dos Pais (é recomendável salvar antes de entrar neste cômodo). Abra a gaveta sob o rádio, conseguindo a Chave do Armazém e entre no banheiro.
✖ O Armazém é o quarto do 2º andar cuja porta é a mais próxima das escadas para o 1º andar (também é a única porta do 2º piso trancada). Destranque- a, pegue o caco de vidro solto no espelho e abra o baú (dica: a combinação é o horário do relógio. Resposta → 0903) adquirindo a Chave do Quarto do Garoto e Chave do Quarto da Garota. É recomendável salvar a partir de agora.
✖ No 3º andar, destranque a primeira porta do lado esquerdo com a Chave do Quarto da Garota, pegue o urso e volte para o corredor.
✖ Fuja dos espíritos de Vincent e Lyra indo o mais longe possível para despistá-los (recomenda-se até a cozinha no 1º andar) e depois salve o jogo.
✖ Suba até o Armazém no segundo andar e puxe a alavanca esquerda (localizada na parede superior esquerda, próxima à estante e à caixa do fluxo de gás, logo ao entrar você já está próximo do conjunto de alavancas). Saia do armazém e use o Botão de Vidro para consertar o relógio da parede do segundo andar. O objetivo desse puzzle é você mexer nas engrenagens até todos os espaços ficarem marrons.


✖ Após isso, retire a moldura da pintura "Migração para o Oeste". Vá para o terceiro andar e puxe a corda do Urso de Pelúcia para poder entrar e sair pela porta norte, a última trancada deste andar. Fuja da Alice fantasma e entre na sala à esquerda (Sala de Piano). Obs.: PARA ENTRAR NESSA PORTA É NECESSÁRIO A MÚSICA DO URSO DE PELÚCIA ESTAR TOCANDO. CASO ELA PARE, PUXE A CORDA NOVAMENTE.
✖ Encaixe a moldura ao lado do quadro-negro para ativar uma engrenagem que revelará um número na pintura de "Migração para o Oeste" do segundo andar. Use esse número como combinação para destravar a caixa do fluxo de gás no Armazém. (Resposta → 0626)
✖ Volte ao Armazém, desbloqueie o fluxo de gás com o código dado acima (quadro Migração para o Oeste) e posicione as válvulas para os lados corretos (dica: na pintura da Alice na biblioteca [imagem abaixo] há um corte na parte direita da foto. As três válvulas abaixo desse corte indicam a posição correta das válvulasResposta: Primeira válvula - baixo; Segunda válvula - esquerda; Terceira válvula - cima). Assim você fará o gás circular. Ao lado esquerdo desse fluxo de gás, há um dijuntor com três alavancas. Resposta → puxe a alavanca CENTRAL (é recomendado salvar após isso).


✖ Vá até o Quarto do Garoto no 3º andar e use o Detergente na parede superior esquerda, na parte dela ao lado esquerdo do móvel de madeira, na parte inicial do quarto (sem a cama). Desça até a cozinha do primeiro andar e abra o forno. "Tenha cuidado! Está muito quente!", será dito. Então suba até o terceiro andar, use o Urso de Pelúcia para entrar na porta superior, fuga de Alice pela porta da DIREITA desta vez,  e passe pelas três passagens até subir ao sótão.
✖ Pegue a carta na mesa logo à frente. Leia as três cartas e suba até a janela para ver a cutscene final.

                                                                              



Um comentário: