domingo, 17 de maio de 2015

Gráficos!

Bem, faz um tempo que estou querendo falar sobre isso. Eu sei que essa postagem não vai servir para muita gente, tanto vai ser ignorada quanto odiada. Tudo bem, aí vamos nós.

Antes de ler quero que saibam que este post seria algo mais como a minha opinião, você podem discordar e achar errado, dou a liberdade a vocês.


Muitos de vocês podem achar que os gráficos de RPG Maker/WOLF Editor são horríveis. Vendo de um outro ponto de vista você já se imaginou fazendo um jogo desses? Quer dizer, os jogos de RPG Maker 2000 tem a resolução muito baixa, isso por causa da própria capacidade do programa em si.

Os jogos de RPG Maker 2000/2003 são por muitas vezes considerados os piores por causa disso. Na época que a maioria desses jogos foram feitos a internet das pessoas eram consideravelmente ruim comparada com as de hoje e baixar um arquivo de 200 mega bytes era considerado algo divino. Ok, não digo exatamente esse valor, mas mesmo assim se ficasse muito grande as pessoas não conseguiriam baixar o jogo ou não dariam muita preferência por preguiça.


Aproveitando o momento, falando de Ib. Vocês costumam a criticar os gráficos falando que são horríveis principalmente dos personagens por serem gigantes, etc. Os gráficos de Ib são um dos que mais admiro nos jogos. Porque se foi o Kouri quem fez os gráficos ele deve ter ficado um bom tempo mesmo fazendo tudo. Se foi ele quem fez, ele pode ser considerado um artista, para fazer toda uma galeria daquele jeito. Eu sei também que os gráficos de Ib antes da versão 1.03, se não me engano eram bizarros.





Lembrando que não acho só isso de Ib, a maior parte dos jogos de RPG Maker 2000-3 são feitos de gráficos próprios até onde eu sei. Yume Nikki e seus fangames são um grande exemplo disso. Se Yume Nikki não tivesse ótimos gráficos seria um jogo sem sentido de pegar somente efeitos aleatórios.


Os gráficos do RPG Maker XP, não sei o motivo, mas eu não gosto muito pela característica dos personagens. Na minha opinião nesse programa os personagens são muito iguais um exemplo disso temos em 5 Minutos e em A Mansão. Ambos compartilham praticamente o mesmo protagonista graficamente falando.


Também não vi nenhum jogo que graficamente seja diferentemente bom. O máximo que já chegou de algo diferente que eu já vi foi Ao Oni. É claro que eu joguei pouco jogos desse RPG Maker, mas ok. Tem mais uma coisa sobre o XP, o Corpse Party Rebuild na minha opinião, não ficou com um gráfico melhor do que o original.


Algo delicado de se falar é do RPG Maker VX/Ace porque graficamente eu não sei muito da diferença dos dois, no entanto os gráficos não são ruins. Há muito jogos bons feitos em ambos como há ruins em relação aos gráficos. Isso talvez seja pela época das coisas, já quem hoje em dia é mais fácil de se fazer arte online e assim usar nos jogos. Também da para colocar imagens mais pesadas no próprio jogo.


Também no RPG Maker VX/Ace muitas pessoas fazem projetos simples e com gráficos ruins, ou que vem no próprio programa, mas ficam bons os jogos. Um exemplo de gráficos simples e o jogo bom é o It's Our Revolution! e um jogo que acho os gráficos agradáveis é o Prisioneiro Sem Cabeça.



Agora a respeito de WOLF RPG Editor é um tanto complicado de dizer em relação aos gráficos, pois varia muito. Pegando um exemplo de um mesmo criador, Sen, Mad Father e Misao. Este com gráficos simples lembrando os de RPG Maker 2000, aquele mostrando gráficos lindos.

Como o WOLF é bem mais usado no Japão ele não foi poluído e tem uma grande comunidade a respeito, com tutoriais e muiiita coisa para você usar os gráficos de criadores. Vocês podem dar uma olhada nos créditos dos jogos para saberem mais.


Agora, em relação a tudo isto, os gráficos dessas coisas não são ruins, eles não são em 3D nem mesmo feitos para serem realistas, são algo mais original. Podemos até comparar isso com arte, por exemplo tanto quanto Comic tanto quanto Mangá não são feitos para serem desenhos extremamente realistas.

Para você qual é que tem os melhores gráficos?
-O meu seria o RPG Maker 2000/2003

Vocês concordam com isto?

-Eu realmente acho que vocês podem discordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário