sábado, 16 de maio de 2015

The Crooked Man | Tradução



   The Crooked Man é um jogo gratuito de terror, mistério e aventura com alguns puzzles e grande foco na história. Feito no Wolf RPG Editor por Uri (a mesma pessoa que criou Sereia do Pântano e Paranoiac), dura cerca de três a cinco horas que levam a cinco finais diferentes. É o primeiro jogo da série "Strange Men Series", antecedendo The Sand Man. Foi traduzido para o inglês por vgperson e para o português por Sissi (Zero Corpse).

O jovem David Hoover, cansado de seus problemas pessoais e familiares, 

se muda para um apartamento novo com a ajuda de alguns amigos.
Porém, quando eventos inexplicáveis começam a acontecer em seu lar e David 
vê uma conexão inflexível entre sua vida e a do antigo morador daquele lugar, 
que desapareceu sem deixar rastros, cabe ao rapaz sair em busca de respostas 
em uma jornada cruel pelo passado, que mudará quem ele é para sempre.


   Explorando elementos sombrios em um enredo extremamente psicológico com uma sensibilidade única, Uri constrói personagens memoráveis, interligados entre si por constantes conflitos internos, de uma maneira que seja impossível o jogador não se identificar com algum deles - ou talvez até todos.
    Una isso à uma narrativa dinâmica, eventos inesquecíveis e a possibilidade de o jogador decidir qual rumo David tomará em sua vida, que você terá em suas mãos a proposta de The Crooked Man.
    E isso tudo é referente apenas à trama principal do jogo. Os gráficos satisfatórios, o cenário preciso e detalhado, os puzzles exigentes e criativos, a atmosfera densa, a sonoplastia composta por belas músicas de piano em momentos pacíficos e arranjos sufocantes/desarmônicos nas cenas de ação, além de uma arte obscura, contribuem para The Crooked Man se tornar inesquecível na mente de quem o jogar.


     Mas estejam cientes de que este é um jogo de terror. Apesar de ser classificado como livrepara todas as faixas etárias, saiba que diversos tipos de conteúdo sonoro e visual macabros serão utilizados para tentar assustar e/ou chocar o jogador, além de estarem presentes do começo ao fim temas pesados como loucura, depressão e suicídio. Não nos responsabilizamos por quaisquer danos causados.






Ajuda/Informações/Problemas

  • O jogo não precisa de RTP para rodar normalmente nos computadores Windows.
  • Para jogar em um Mac é necessário ter oRPGHub.
  • Caso as letras ou acentos do jogo estejam com problemas, instale um arquivo de fonte chamado "msmincho", que já vem na pasta automaticamente. É só o abrir e clicar em 'Instalar'.
  • É recomendado que você mude a localidade do seu computador para o português, caso não esteja nesse idioma.
  • Ignore se o Chrome disser que o arquivo é perigoso, esse é um erro fora do nosso alcance e os downloads do Zero Corpse são seguros.
  • É preciso extrair o jogo antes de iniciar.
  • É possível deixar o jogo em tela cheia ao apertar Alt Gr + Enter.
  • Controles: 
[↑↓→←]: Movimenta o(s) personagem(s).
[Tecla Z]: Faz ações/seleciona itens.
[Tecla X]: Abre e fecha os menus.


Quem é o Crooked Man?

     "There Was a Crooked Man" é uma cantiga popular infantil proveniente da Inglaterra. Conhecida em muitos lugares do mundo como uma das Mother Goose Rhymes - rimas da Mamãe Gansa -, o poema possui sua variação própria em cada país, já tendo sido cantada, declamada, interpretada.

 Os versos originais do poema estão escritos abaixo, porém não se sabe quem é o responsável por esta criação, justamente por ser uma cantiga popular que pode até ter surgido entre crianças.
"There was a crooked man 
and he walked a crooked mile;
He found a crooked sixpence 
upon a crooked stile;
He bought a crooked cat, 
which caught a crooked mouse;
And they all lived together in a little crooked house."

 
   Algumas fontes dizem que o homem torto seria o general escocês Sir Alexander Leslie, o responsável por assinar um pacto que garantia liberdade política e religiosa à Escócia. A "crooked stile", ou, como está em nossa tradução, "moeda torta", representaria a fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. O último verso ("Todos viveram juntos em uma pequena e torta casa") simbolizaria o fato de que os ingleses e escoceses finalmente haviam chegado a um acordo comum.
     O Homem Torto foi personagem de alguns livros de fábulas e programas infantis de televisão, mas nunca recebeu tanto destaque quanto outras rimas inglesas, como "Brilha, brilha, estrelinha" (que, trocadilhos à parte, sempre teve mais brilho no mundo das cantigas populares). Entretanto, ele possui uma fama considerável por ter participado do game "The Wolf Among Us" como um dos moradores de Fabletown, a cidade fictícia da série de quadrinhos "Fables".

Alt text
História do Homem Torto contada em um vitral em "The Wolf Among Us".

   O jogo "The Crooked Man", criado por Uri, se tornou a maior referência e contribuição do nome desse personagem enigmático e indecifrável para todo o mundo. De acordo com o próprio autor, a inspiração para desenvolver o jogo surgiu após um acontecimento estranho com um amigo.
Esse desenho foi feito por uma das pessoas mais especiais que eu já conheci na vida.
Não sei se te agradeci devidamente por ele, mas você fez um ótimo trabalho por aqui!
Que seu Crooked Man te guie até o caminho certo.


Um comentário:

  1. A Versão em português não está funcionando, o mediafire bloqueou o download? tem como arrumar? quero muito jogar esse jogo, dizem q é muito bom

    ResponderExcluir