domingo, 17 de maio de 2015

Fun Time: As versões de Ao Oni

Boa Tarde! E aí, prontos pro fim de semana? Eu devia postar ontem, mas estou doente desde quarta. E ainda por cima, numa semana muito agitada. Mas isso não vem ao caso.

   Desta vez, trago uma pequena curiosidade sobre Ao Oni para um Fun time!: As "versões" do game.


 

    Ao Oni é um game de survival horror criado por noprops em RPG Maker XP, que apesar de ser visualmente simples e não ter lá um roteiro complexo, seus puzzles interessantes e os personagens cativantes geraram uma grande quantidade de fãs, com direito a fangames e até uma Novel, lançada esse ano. 

    Mas algo que julgo interessante também são suas “atualizações”.

    Geralmente, em uma atualização, você espera a adição de pequenos itens e/ou correção de bugs que a versão anterior apresentou. De exemplo, posso citar o próprio IB 1.5., que trouxe a dungeon extra e dois finais.

    No caso de Ao Oni, você acaba se deparando com um jogo completamente diferente a cada versão. É o mesmo objetivo – Você fugir de uma mansão com um demônio dentro – Mas o andar do game de acordo com as versões vão se diferenciando. Inclusive o Hiroshi já foi bemdiferente do que vemos hoje. Destacarei algumas curiosidades e diferenças as versões:

  • Versão 1 (1.1).

     A diferença mais gritante é que além da já citada diferenças entre o protagonista, há uma introdução mais trabalhada, mais personagens – Inclusive um com o mesmo “corpo” do Hiroshi atual, chamado aqui de Ryota. Os mapas e eventos também são diferentes, e inclusive é citada uma fotografia de um casal no final, que nunca mais apareceu nas versões posteriores.

Da esquerda para a direita: Hiroshi, Kazuya, Megumi (Mika),
Takuro, Takeshi, Ryota.

 

  • Versão 3 (3.0)

     

     Os avatares começam a aparecer nesta versão. Aqui, já apresenta muitas similaridades com a versão 6 – Inclusive o lojista (Homem que aparece no final do 6) faz sua aparição no início dela. Mas algo que é legal de destacar é uma cutscene, que acontece quando Hiroshi resolve dormir no porão. Ele sonha que o Oni invade o local, mas na verdade era seu amigo Naoki vestido de Oni, tudo fazendo parte de uma brincadeira de aniversário, com direito a Mika, Takuro e Takeshi segurando um bolo e desejando um feliz aniversário para Hiroshi.

Sonho do Hiroshi, com Naoki fantasiado de Oni.
    Também é nessa versão que são introduzidos os novos tipos de Oni, começando com o Squatto.
  • Versão 5 (5.2)

     

     Sendo o mais próximo do 6, não tem lá muita coisa diferente para se comentar. Mas, ele é o único que você pode salvar TODOS da sua equipe. Sendo assim, você passa para uma cutscene com os personagens imaginando se aquilo tudo não foi um sonho. Em contrapartida, mais um grupo de estudantes resolvem entrar na Mansão...

   Caso escolha ir sozinho, apenas aparecerá diálogos de Hiroshi falando que nunca mais viu seus amigos novamente.



  • Versão 6 (6.23)

     

     A versão atual, em que os avatares foram atualizados, e Hiroshi aparece sem o cachecol. Nele, você pode alterar o nome do protagonista. Dependendo do nome que você usa, isso pode alterar o jogo de algum modo (Mais conhecido como cheat codes). São estes:


- BLOCKMAN: Programa o jogo para ao invés do Oni normal aparecer aleatoriamente, aparecer o Blockman, um tipo de Oni que tem maior velocidade caso fique na frente dele. Isso não se enquadra nas aparições programadas (Por exemplo, na parte da Lareira) 

- SOUTHPARK: Os personagens ficam no traço do clássico desenho animado, além de diálogos mais cômicos e história mais curta.

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 GODMODE: Com este cheat, quando você for pego pelo Oni numa das aparições aleatórias dele, você não recebe Game Over. Novamente, a exceção está nas partes programadas.

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 HIROSI: Você joga com os avatares antigos dos personagens.

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 TIMER: Habilita uma contagem regressiva para o Oni sumir, quando ele te persegue.

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 JMU: Referência ao tradutor em inglês de Ao Oni. Isso fará com que um homem apareça dormindo no sofá. Se uma perseguição cessar na cozinha, ao retornar nela, o homem se tornará um Oni.

 

  • Haverá mais alguma versão daqui para frente?

    De acordo com o noprops no twitter dele, ele não planeja nada do tipo. Claro, vendo que cada versão é praticamente um remake, não é algo tão simples começar tudo do zero com a mesma temática. “Ah, mais tem os fangames, se eles conseguem, o noprops consegue” sim, mas lembre-se que tudo foi baseado no que o autor começou. Ou seja, ele é que lança as tendências nos fangames, portanto é algo difícil inovar sempre. 

    Entretanto, eu não perco a esperança de, ao menos recebermos informações oficiais mais detalhadas do personagens que fizeram pequenas aparições, como Kazuya (O melhor amigo do Hiroshi da versão 1) e Naoki (Que faz uma aparição na novel, felizmente).
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   Como tem bastante gente pedindo algo de To the Moon, da próxima vez trarei algo sobre ele. Iria fazer uma análise, mas como tenho quase certeza que pouca gente conhece, farei uma pequena sinopse. Mesmo eu tendo feito uma análise com o mínimo de spoilers, quero dar a chance de todos conhecerem.

   Os prints foram tirados da Wikia, com exceção da de Ao Oni 3.0 que tirei de um gameplay de StriHiryu, e a imagem para a capa, realmente não me lembro do nome da artista. Se alguém souber, agradeço.
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