sábado, 16 de maio de 2015

Corpse-Party | Tradução

Já faz um bom tempo desde que Corpse Party apareceu por aqui, não é?

Feliz aniversário de um ano na Zero Corpse, Denius!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
     Corpse-Party -Cross Fear- é um fangame gratuito de Corpse Party dos gêneros aventura e terror, feito por AMISOGUMI (o mesmo criador de Corpse-Party if) no RPG Maker XP, sendo traduzido mais tarde para o inglês por Kira (Memories of Fear) e para o português por Denius (Zero Corpse).


     Esse jogo é baseado no Corpse Party PC-98 (que ganhou um remake, o Rebuilt), de Kenix Soft, no Corpse Party Zero, de Noraenu, e em Corpse Party if, de AMISOGUMI. Em uma "linha do tempo de Corpse Party", essa seria uma sequência indireta para o Zero, ocorrendo no mesmo universo do if. Parece confuso, mas você não precisa necessariamente jogar os três para entender o Cross Fear.

"Kaori Hasegawa, a irmã mais velha, foi a única que escapou da escola amaldiçoada 
há cinco anos atrás, perdendo Shiho, a mais nova, para sempre. Ninguém deu ouvidos à Kaori, chamando-na de louca e internando-na em um hospital psiquiátrico, onde até mesmo os médicos a humilhavam. Lá, ela conheceu outro paciente, Seita Kanemoto, um garotinho que lembra sua falecida irmã, com quem adquiriu uma relação agradável. 
Até que tudo muda quando um terremoto acontece no hospital..."


     A história é um ponto forte desse jogo. Com personagens muito bem desenvolvidos, o clichê de "colegiais em uma escola amaldiçoada" é substituído por situações totalmente inovadoras e personagens cativantes que entram em diversos conflitos entre si, mesmo pela maioria dos protagonistas não se conhecer muito bem e ser longe de meros estudantes com problemas amorosos não resolvidos. Se você conhece a franquia Corpse Party, já sabe o que esperar deste título: muitas emoções, muitos sentimentos, muitas mortes... E se você ainda não conhece, essa é sua grande chance.

     Para quem ama Satoshi, Naomi, Yuka, Ayumi e Yoshiki e já ficou irritado por esse jogo ter outros protagonistas: não se preocupe! Os personagens do Corpse Party original também possuem uma grande importância nesse fangame, e alguns até aparecem. Até mesmo Sayako, a aluna de Yoshiki de Corpse-Party if, está presente em Cross Fear.

Da esquerda para a direita: Kaori Hasegawa (em destaque), Seita Kanemoto,
Sayako Kasui e Dr. Mitsuhito Amagasaki

     A trilha sonora é algo muito singular, já que cada música representa um momento do jogo, e não um local. Por exemplo, enquanto você caminha pelos corredores da escola ou entra em salas, apenas a mesma música de suspense pode ser ouvida. Já durante alguma fala ou evento específicos, várias músicas incríveis e marcantes começam para dar o clima dramático ou aterrorizante necessário.

     A jogabilidade também é surpreendente, já que Cross Fear possui alguns puzzles bastante originais e criativos, diferentes de todos os que vocês já viram em jogos de RPG Maker, e que merecem destaque. Eles, no geral, não se resumem a pegar um item e usá-lo, ou fugir em uma perseguição, mas sim em alternativas mais inusitadas e inesperadas para um jogo como esse. Até os mais comuns, como usar um código em determinado lugar, não são tão simples como aparentam ser. A dificuldade pode ser descrita como intermediária. Esse jogo vai te surpreender em muitos sentidos.

     Os gráficos podem não ser atraentes e até esquisitos a uma primeira olhada, mas, afinal, se você está em uma escola abandonada onde sua irmã foi morta e não encontra saídas aparentes, pra quê perder tempo reparando nos gráficos? Algo que eu gostei e me chamou a atenção é que os personagens possuem boas movimentações, como se levantar do chão, erguer os braços e cair para frente, dentre muitos outros.

     A duração do jogo varia muito, mas você pode fechá-lo em poucas horas (dúvidas quanto a puzzles ou no que fazer em algum momento, perguntem nos comentários). Algo importante a ressaltar é que Corpse-Party -Cross Fear- possui uma única batalha final, como de praxe nos jogos dessa saga, que, por sinal, é bem simples de ser vencida, porém nada fácil.


Nenhuma das imagens utilizadas aqui é de minha autoria, todas foram pegas da internet.
Instale a fonte "Century-Schoolbook-Normal" que já vem na pasta junto com o jogo.
É necessário selecionar itens no inventário antes de usá-los, exceto chaves.
Se achar erros ou problemas, apenas comente abaixo o quanto antes.
É necessário o RTP do RPG Maker XP para poder jogar.

Atenção: este jogo contém linguagem forte e palavreado grosseiro.
(Para jogar em um Mac é necessário o RPGHub)

Nota: Caso seja identificado algum problema com o jogo, Denius fará a correção e adicionará o download das atualizações corrigidas diretamente nesse link, então informe-nos erros e fique atento para o caso de eles serem corrigidos e adicionados na pasta desse link!
Guia de finais

Final Rank: A (Final Verdadeiro)
Na enfermaria, não deixe Sayako dar a Fita da Shiho para Kaori.
Na cena final, logo quando encontrar alguém no corredor do segundo andar, aproxime-se dele. 

Final Rank: B (Final Ruim)
Na enfermaria, deixe Sayako dar a fita da Shiho para Kaori.
Na cena final, logo quando encontrar alguém no corredor do segundo andar, aproxime-se dele. 

Final Rank: C (Final Bom)
Na enfermaria, deixe Sayako dar a fita da Shiho para Kaori.
Na cena final, logo quando encontrar alguém no corredor do segundo andar, fuja dele.



Mais Corpse Party em português
__________________________

__________________________

2 comentários: