domingo, 17 de maio de 2015

Teorias: Semelhanças entre Mad Father e Misao

Uma postagem que faz um tempo que queria fazer. Fala sobre as relações entre Mad Father e Misao.


Recentemente com a Tradução de Mad Father, eu fui forçada a jogar de novo o jogo e como eu já conhecia a história, mesmo fazendo um tempo que eu já havia jogado percebi certos detalhes que antes não havia percebido. Claro, muitos dos detalhes são coisas especulações, mas outras são 'confirmadas' ou óbvias se você prestar atenção.



Como muitas das teorias de Mad Father estão relacionadas com Misao, eu decidi fazer uma postagem dos dois games juntas. Claro que o post não é simplesmente especulação minha, eu tive que correr atrás de páginas de discussão dos jogos, analisar certos detalhes e etc. E lembrando que as teorias não são todas verdadeiras e são chamadas de teorias pois o autor dos jogos não a confirmaram.

Não sei se preciso avisar, mas o post pode conter revelações sobre o enredo de ambos os jogos, ou também chamados de spoilers.


Novellax



Novellax, também conhecida como Libary, ou Bibliotecária, seria a assistente do Ogre ou Onigawara, dependendo do ponto de vista, mais tarde já falo sobre ele. Creio que esta seja a teoria mais conhecida de Mad Father e Misao e também a mais aceita pelos fãs, pois apresentam muitas evidências de ser verídico.

Conforme a teoria diz, para quem conseguiu a cena extra final de Mad Father, sabe que Alfred estava criando um clone de Aya. Durante os eventos finais dizem que o Ogre resgatou o clone de Aya e a fez como sua assistente.

E como posso provar isso? Bem, aqui vão as evidências:

1- Em Misao, se o jogador recusar a amizade com a Novellax, ela se torna violenta e mata Aki por causa da raiva. Já em Mad Father, no final verdadeiro descobrimos que Aya herdou de seu pai a frieza de matar. Portando pode-se esperar que o seu clone não é diferente de Aya.

2-Se os óculos forem removidos, os olhos azuis e franja reta de Novellax são basicamente idênticos à própria Aya. A única diferença é que o cabelo é trançado.


3-Eu vou falar melhor disso, mas em Misao aparecem quem diga tanto o Ogre e Alfred então porque não a própria Aya (Ou pelo menos o clone dela)?

4-Ainda vou falar um pouco disso, mas em Misao a Novellax diz em um momento que tem um pai que gosta de fazer experimentos, por isso ele está sempre trancado em um laboratório, dando a entender que seu pai é, na verdade, Alfred. Coincidentemente, quando o jogador entra no laboratório da escola, Aki vê que Yoshino vai ser morto por um homem empunhando uma motosserra. O laboratório também está repleto de cadáveres, de modo que o homem poderia ter sido Alfred antes de morrer.

5-Embora Sen ter confirmado que Novellax não é humana, há fortes indícios em Misao em Misao e em Misao que Alfred estava fazendo experimentos para a criação de homúnculos, seres humanos criados por humanos, ao invés de uma verdadeira clonagem - as Alraunes ou Mandrágoras são, de acordo com alguns relatos, utilizados na criação de homúnculos. E Alfred estaria armazenando alguns dentro de tubos dentro do jogo. Sendo assim, o "clone" Aya não seria humano, mas sim um homúnculo.

6-Outra evidência seria que quando você está na biblioteca, em Misao, indo falar com a Novella, a música de fundo é basicamente idêntica a música dos créditos finais de Mad Father.

7-A última, mas não menos importante, Novellax um certo momento diz: "I have a father who loves to experiment, so he's always locked up in a lab. It's worrying sometimes..." que traduzindo fica algo parecido como "Eu tenho um pai que ama fazer experimentos, então ele sempre está trancado em um laboratório. As vezes é preocupante...". Isto está relacionado ao o que eu disse na evidência 4. No entanto quando ela  vê um aluno ser morto na frente dela, ela disse que nunca mais iria comer hambúrgueres e a comida favorita de Aya eram hambúrgueres.


Ogre/Onigawara



Conhecido por Ogre em Mad Father e Onigawara em Misao. Em Misao, Onigawara é o presidente do concelho estudantil e é ele quem guia Aki. Em Mad Father Ogre aparece como um comerciante e pelo o que se percebe ele também guia a protagonista, a Aya.

A semelhança entre Ogre e Onigawara não é nenhum segredo, mas ele é um personagem completamente misterioso, Sen, o criador de ambos os jogos, disse tão pouco sobre ele. Mo entanto existem várias teorias a seu respeito.


Dizem que o Ogre é a versão mais velha do Onigawara. Faz sentido, já que sabemos que ele tem poderes sobrenaturais. Então possivelmente depois dos acontecimentos em Mad Father e antes de Misao, Ogre tenha usado seus poderes para ficar com a aparência de um garoto do colegial e assim passar despercebido. Há vários indícios sobre isso já que ele possivelmente está com o clone de Aya que outras teorias dizem que ela seria sua aprendiz e outras ainda dizem que Ogre persegue os espíritos malvados para ajudá-los.


Agora outras semelhanças simples são que tanto Ogre e Onigawara fala sobre a Maldição logo no começo do jogo para as protagonistas. E também os nomes de uma certa forma tem uma relação. Onigawara significa algo como "Demônio que protege" e o Ogre seria uma tradução para o "Oni" que mesmo significando demônio pode se traduzir como Ogre para o inglês e Ogro para o português. Lembrando que "ogro" depende muito da cultura em relação a forma física e a própria história deles.


Alfred Drevis/The Doctor



Em Mad Father, Alfred Drevis é um cientista e o pai de Aya e seria o antagonista da história. O doutor em Misao aparece em um laboratório com uma motosserra.

As semelhanças entre os personagem são bem notáveis. Um doutor que usa óculos, jaleco branco, uma máscara médica e persegue garotas com uma motosserra, fora que as personalidades são idênticas... hm... a única diferença que não consegui ver no Doutor foi que ele não grita "Ayaaa" na hora de te perseguir. Isso faz com que eles pareçam ser a mesma pessoa, outra coisa que reparei são os laboratórios quase idênticos, é claro que cada um com o seu tipo de gráfico.


Uma teoria fala justamente que no final secreto de Mad Father que o Alfred estava trabalhando justamente com Ogre em relação ao clone da Aya e talvez Ogre tenha o trazido de volta ou algo assim para continuar com o trabalho de assim a Novellax tenha nascido.

As teorias sobre o Doutor e o Alfred são bem assimiladas com a do Ogre e a Novellax.


Mandrágoras



As mandrágoras em Mad Father aparecem logo depois da parte que a Yoshino morre. A Aki chega a comentar que são fofas. Em Mad Father a Aya usa uma delas para matar um cachorro do mal.

Teorias dizem que as mandrágoras fazem parte da "receita" para clones ou algo do tipo, na verdade eu a relaciono mais como somente no Mad Father as teorias, até porque elas só aparecem em Misao junto ao laboratório, onde vocês já leram que estão mais relacionadas ao doutor. Portanto isso seria mais uma prova da teoria dos clones. Já li também que falavam que as mandágoras são os alimentos dos clones para se manterem vivos.

-----


Inicialmente eu iria fazer uma postagem falando das curiosidades de Mad Father, mas acabou entrando nas teorias que logo depois se juntou com Misao. Só não escrevi mais coisas pois achei que ficaria muito grande, dependendo de como vocês responderem a postagem falarei no próximo post algumas curiosidades de Misao ou Mad Father. 

2 comentários:

  1. Wow! Eu não havia percebido nem metade dessas semelhanças! Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amei, adoro esses dois jogos, tinha percebido algumas semelhanças mas nunca as liguei dessa forma. <3

    ResponderExcluir